quarta-feira, 18 de julho de 2012

Uma nova era em Paris



     Dizem que o dinheiro move o mundo, assim como dizem que dinheiro não traz felicidade. Mas para os torcedores de alguns clubes, o dinheiro é a principal causa de uma nova era, que muitas vezes se anuncia promissora. Depois do planeta bola ficar abismado com os investimentos do Manchester City, o penúltimo novo rico do futebol mundial, a bola da vez é o Paris Saint-Germain. O clube da capital francesa não economiza ousadia na hora de reforçar o clube, e enfrenta, de igual para igual, os gigantes europeus. Desde que foi comprado pelo grupo árabe ‘QIA’( Qatar Investment Authority), dirigido pelo milionário Nasser Al-Khelaifi, o PSG está, atualmente, entre os dez clubes mais ricos do mundo e já investiu milhões de euros em jogadores promissores e bons de bola, como o argentino Pastore, ex-Palermo da Itália, e o zagueiro brasileiro Alex, ex-Chelsea. Fora de campo, também houveram mudanças. O time de Paris trouxe o vencedor técnico Carlo Ancelotti, ex-Milan e Chelsea, e o ex-jogador Leonardo, para a função de dirigente. Mas o clube passou a temporada em branco, perdendo o título da Liga da França para o modesto Montpellier. A notícia boa foi a classificação para a próxima Liga dos Campeões. E a ambição é enorme pelos lados de Paris. Tanto que as duas recentes contratações do clube azul, vermelho e branco, pararam o mercado da bola.   Primeiro, o clube da capital anunciou Thiago Silva, ex-Milan, considerado por muitos como o melhor zagueiro do mundo, capitão da seleção brasileira e grande porto-seguro do time milanista. Especula-se que o clube parisiense tenha pago 109 milhões de reais ao Milan pelo brazuca, que vai receber mais de R$ 18 milhões por ano. Se já não bastasse, o Paris SG confirmou as suspeitas e contratou o outro astro da equipe de Milão: Ibrahimovic, que chega à terra de Napoleão com status de Super-estrela, e maior craque da Liga francesa. O sueco assinou por três temporadas, e vai receber 30 milhões de reais por cada uma. A imprensa européia informa que o valor pago pelo time francês ao Milan foi algo em torno de 60 milhões de reais, mas o valor não foi divulgado oficialmente.
     Com Ibra e Thiago Silva, o  recheado elenco parisiense torna-se um dos melhores do mundo. Além do sueco e do brasileiro, o técnico Carlo Ancelotti pode contar ainda com jogadores de peso, como os já citados, Alex e Pastore, o uruguaio Lugano, o brasileiro naturalizado italiano, Thiago Motta, os franceses Ménez e Gameiro, e o atacante argentino Lavezzi, que custou 30 milhões de euros aos cofres do clube.


     Assim, o PSG espera alçar vôos maiores, e se firmar como um dos gigantes da Europa. Mas para isso, o time tem que conquistar, primeiramente, a hegemonia do seus país. Mesmo sendo o único clube da capital e um dos que tem mais torcida na França, o Paris Sain-Germain está abaixo de seus rivais locais, como o Lyon e o Olympique de Marseille. Tendo conquistados apenas dois campeonatos franceses desde sua fundação, em 1970, o Tricolor de Paris luta para se firmar como bicho-papão. A caminhada é dura, e a trajetória, cheia de percalços. Mas o primeiro passo para realizar um sonho, é sonhar. E isso, o pessoal de Paris está fazendo há muitos anos. Agora basta concretizar.



POR: Os Boleiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário